O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio Amaral, disse nesta quinta-feira (22) que, sem novos investimentos, o país passará por problemas no abastecimento de combustíveis em cinco anos.
“Se não fizermos nada, se não criarmos condições para investimentos, teremos problemas de abastecimento em quatro, cinco anos”, disse o diretor, durante evento promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), no Rio de Janeiro.
Amaral lembrou que o governo federal, por meio do programa Combustível Brasil, tem discutido formas de incentivar o investimento privado no setor. E destacou que, no caso específico do mercado de GLP, um dos principais desafios está na diferenciação de preços.
“O GLP tem um problema a mais, que é a questão da diferenciação de preços. Entramos lá atrás [no uso de preços diferenciados para o botijão de 13 quilos] e não sabemos sair. O GLP tem peso social muito grande. Tirar de uma vez esse preço diferenciado sem um programa de transição não é fácil, não é trivial, mas é uma discussão que está posta”, disse.
Fonte: Valor Econômico